Buscar
  • Pascoal Maynard

6º Encontro de Cacumbis acontece este domingo, 28, em Laranjeiras


O Encontro dos Cacumbis,  considerado o maior evento sobre um folguedo da América Latina, acontece neste domingo, 28, na cidade de Laranjeiras, no Centro de Tradições. O 6º Encontro de Cacumbis e Convidados homenageia José Santana dos Santos, o “Mestre Deca”.

O mestre Deca é um brincante, laranjeirense que nasceu na Fazenda Boa Luz no município e começou no grupo desde criança, tornando-se um ícone e mestre deste grupo folclórico por conta de sua trajetória dedicada ao Cacumbi, sempre mantendo e preservando a história do Cacumbi de Laranjeiras no país. Além do cortejo, o evento vai promover diversos aspectos da cultura e de Laranjeiras.

Tradição

Para quem não sabe, os Cacumbis é um estilo de dança brasileiro e acredita-se que seu estilo vem de outros ritmos, como o Congada e Guerreiro. Eles sempre se apresentam na Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e no Dia de Reis, em janeiro, quando a dança é realizada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Pela manhã, os integrantes do grupo assistem à missa na igreja, onde cantam e dançam em louvor aos santos padroeiros, em seguida saem em cortejo pelas ruas cantando músicas profanas e, à tarde, acompanham a procissão.

Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre e os dançadores e cantadores, o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas e espelhos.  Só o Mestre e o Contra-Mestre usam camisas azuis. O ritmo é forte, o som marcante e o apito coordenam a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá e suas músicas são de raízes e muitas do grupo de Laranjeiras são de composição pelo grande, Deca.

Confira a programação:

8h30 – Cortejo dos Grupos Folclóricos e louvor a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário

9h – Exposição temporário do Cacumbi

9h30 – Palestra com Isaura Julia de Oliveira Ramos

Tema: Tradição cultural, hoje, amanhã, e sempre

10h30 – Lançamento do CD

11h30 – Apresentações folclóricas

Fonte: Cassandra Teodoro/Diretoria Turismo

0 visualização
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

© 2018 Por EliasExpress.

Pascoal Maynard - Jornalista